terça-feira, 19 de julho de 2011

A escrita não é um produto escolar

Acompanho a ansiedade de alguns pais para que seus filhos passem a receber logo um ensino sistematizado de leitura-e-escrita, o que geralmente inicia-se para alunos entre os 5 e os 6 anos. Devemos ter consciência de que embora as crianças menores não estejam aprendendo formalmente a ler-e-escrever, elas também estão desenvolvendo esse aprendizado...ele começa em casa, na rua, no museu, no cinema, nos cartazes da escola etc.
A escrita não é um produto escolar, mas sim um objeto cultural, resultado do esforço coletivo da humanidade. Como objeto cultural, a escrita cumpre diversas funções sociais e tem meios concretos de existência (especialmente nas concentrações urbanas). O escrito aparece, para a criança, como objeto com propriedades específicas e como suporte de ações e intercâmbios sociais. Existem inúmeras amostras de inscrições nos mais variados contextos (letreiros, embalagens, tevê, roupas, periódicos etc.). Os adultos fazem anotações, leem cartas, comentam os periódicos, procuram um número de telefone etc. (Emilia Ferreiro, Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2010.)
As crianças desde cedo mostram-se muito curiosas sobre a linguagem escrita e passam a criar hipóteses para compreendê-la. Heitor, meu filhote de 3 anos, está muito curioso pelas letras e aponta-as e exclama algumas delas o tempo todo... e o Victor, de 1 ano, para imitá-lo, começou a apontar cartazes (logicamente, ele não faz distinção entre letras e figuras, se o fizesse, eu o mandaria para Harvard no próximo semestre!!!)
Estamos imersos num mundo de palavras, preste atenção nas hipóteses que seu filhote faz sobre elas. Você pode começar como um jogo de adivinhas: crie uma brincadeira com títulos de livros que vocês leem comumente, desafie-o a interpretar as palavras... mas, por favor, com muita fruição e sem burocracia! 

Um comentário:

  1. Ivian, tudo bem?

    Gostaria de conversar com você sobre o vestibular da FGV! É possível que você me dê algumas dicas, conselhos...?
    Caso positivo, por favor, me mande um e-mail> lucas_ccastro@yahoo.com.br

    Muito obrigado,
    Lucas

    ResponderExcluir