quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

PALAVRA Curso de Português Língua de Herança


A Palavra Mágica
Certa palavra dorme na sombra
de um livro raro.
Como desencantá-la?
É a senha da vida
a senha do mundo.
Vou procurá-la.

Vou procurá-la a vida inteira
no mundo todo.
Se tarda o encontro, se não a encontro,
não desanimo,
procuro sempre.

Procuro sempre, e minha procura
ficará sendo
minha palavra.
Carlos Drummond de Andrade in Música de Fundo

Português Língua de Herança, Português Língua Segunda (L2)
        
Uma língua é um elo social de comunicação, ao mesmo tempo em que é um elo de identidade cultural e étnico. A Língua Segunda ou de Herança é uma língua que circula com restrições, limitada a um grupo social ou ao ambiente familiar, e que convive com outra(s) língua(s) que circula(m) socialmente nas mídias ou instituições.


·      Pressupostos pedagógicos

A língua não é um código a ser decifrado, mas um meio de representação a ser apropriado para a expressão da identidade e para a participação nos discursos utilizados pela sociedade. Nesse sentindo, proponho que o ensino-aprendizagem da língua portuguesa de herança faça conhecer, interpretar, usufruir e produzir as modalidades dos discursos. Os materiais variarão entre os registros formal e informal e utilizarão diversos suportes visando o desenvolvimento da fala, leitura e interpretação de objetos culturais brasileiros. Para isso, utilizarei bens culturais como literatura, música, artes visuais, dança, folclore, entre outros. 

Se você deseja que seu filho mantenha o Português e desenvolva as habilidades de leitura e escrita por meio do conhecimento da cultura brasileira, vamos conversar!
idestro@yahoo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário