segunda-feira, 6 de agosto de 2012

O Português como Língua de Herança: questões iniciais


Uma língua de herança é aquela utilizada com restrições (limitada a um grupo social ou ao ambiente familiar) e que convive com outra(s) língua(s) que circula(m) em outros setores, instituições e mídias da sociedade em que se vive. Acredito que o bilinguismo infantil na situação de manutenção da língua falada em ambiente familiar, a língua de herança, é uma escolha e responsabilidade dos pais. A família precisa esforçar-se para a manutenção dessa língua minoritária, buscando informação sobre o que é bilinguismo e pedindo ajuda à comunidade em que vive (governo, professores, escola, parentes próximos e distantes, amigos, etc.) de modo a romper com mitos e a cultivar a língua de herança na criança.
Tenho pesquisado o Português como Língua de Herança (PLH) e a construção de um currículo que contemple as especificidades desse aprendiz de modo que ele desenvolva as habilidades de fala, escuta, leitura e escrita na língua familiar e ainda desenvolva o pertencimento na cultura em língua portuguesa. O currículo compõe-se a partir de como professor e aluno entendem as dinâmicas sociais, políticas, culturais, intelectuais e pedagógicas a que estão sujeitos. Entendo currículo como um composto complexo de valores e de proposições que norteiam a interação entre professor e aluno, como também a interpretação sobre o que acontece durante este encontro expresso pela língua-cultura.
O conceito central que norteia o currículo de PLH que desenvolvo é o de língua-cultura, no entender de que a língua é um dos modos pelos quais nos constituímos humanos, com o qual produzimos sentido ao que somos e ao que queremos expressar. E cultura, tudo o que o ser humano toma para si e transforma. Também se faz necessário o esclarecimento de que entendo texto como toda forma de expressão, desde uma notícia de jornal, uma escultura, inclusive um gesto, um modo de vestir, etc.
Ao discutir um currículo de PLH coloco-me algumas questões: Há um objetivo limitado para o desenvolvimento das habilidades de fala, escuta, leitura e escrita em PLH? Que tipos de leitores e escritores queremos formar por meio de nossa ação pedagógica em PLH? Como proceder na seleção de textos dessa língua-cultura: quais são os textos fundamentais no aprendizado da PLH?
O intuito de selecionar e organizar toda a herança dessa língua-cultura passa pela busca do entendimento do que é típico de nossa linguagem, de nosso humor, de nosso comportamento, de nosso modo de vestir, de nossa literatura, etc. No entanto, aquilo que é típico pode expressar um estereótipo e não representar a complexidade de ser e de se expressar na língua-cultura. Portanto, há que se apresentar a língua-cultura de forma dialógica, em que a busca pela representação da complexidade seja um método de seleção de textos. Neste contexto, a língua não pode ser pensada dissociada da cultura, e seu ensino não pode estar limitado à dimensão estrutural de sua gramática.
Para isso, tenho selecionado textos variados, orais e escritos, a partir de bens culturais como literatura, música, artes visuais, dança, folclore, entre outros, visando à variedade de registros. Neste currículo, os textos não são pretextos para o aprendizado da estrutura da língua, mas os meios de interação e de relação com a língua-cultura para que os aprendizes tenham acesso a uma complexa gama de expressões. A partir delas, as interações entre professor e aluno visam a que os alunos tornem-se sujeitos que falem, ouçam, leiam e escrevam suas próprias expressões na língua-cultura.
Essas concepções têm-me auxiliado na composição e na reflexão de um currículo inicial de PLH, cujo intuito é a criação de uma relação de pertencimento desta língua-cultura e a manutenção e o desenvolvimento das habilidades linguísticas dos aprendizes.

9 comentários:

  1. Olá Ívian. Que prazer reencontrar vc por meio deste blog. Fui seu aluno no cursinho da Poli. Lembro até hj o impacto que foi assistir suas aulas, aliás, a primeira que vi no cursinho. Imaginei: caramba, como é possível alguém saber tanto? Hoje ainda carrego a paixão despertada pela Literatura. Cursei C. Sociais na USP, mas sempre com um pé nas Letras em Teoria Literária, Comparada e Russa. Até me atrevo em escrever contos e participar de antologias. Um beijo saudoso. Alexandre Felix.

    ResponderExcluir
  2. Way cοol! Some extгеmеly valid
    points! I apprеciate you penning thіs post
    anԁ also thе rest of the websitе is also very good.


    Ϻу blog pοst: Just Click The Up Coming Web Site

    ResponderExcluir
  3. Wonderful blog! I found it while searching on Yahoo News.

    Do yоu havе аny suggеstiοnѕ on hoω to get listed in Үаhοo News?
    I've been trying for a while but I never seem to get there! Thank you

    Here is my homepage - please click the next Site

    ResponderExcluir
  4. Hi there! Dο уou knοw if they make any plugins to protect against hackers?
    I'm kinda paranoid about losing everything I've wоrked hard on.

    Αnу recommendations?

    my wеb-site :: magnapowertrain.com

    ResponderExcluir
  5. Hi there! Do you know if they maκe any pluginѕ to protеct against hасkers?
    I'm kinda paranoid about losing everything I've worked haгd οn.
    Any recommendations?

    my ρage ... magnapowertrain.com
    Also see my site - http://lamphim.net/index.php?do=/blog/1980/kinds-of-v2-cigs-coupon-discount-codes-obtainable

    ResponderExcluir
  6. Good post! We will be linking to this pаrticulaгly
    great post on our ѕite. Keeρ up the great wrіting.


    Here is my wеbρage; v2 cig review
    my site - digitalhobbyfarm.com

    ResponderExcluir
  7. I juѕt could nοt go away your wеb ѕite before suggesting that I really enjοуed the usual information an indіνidual supply on your visitoгs?
    Is going to be back incessantly to chеck out neω
    poѕts

    Feel free to surf to my wеblog ... www.sfgate.com

    ResponderExcluir
  8. Ηeya i'm for the first time here. I found this board and I to find It really useful & it helped me out much. I hope to offer one thing again and aid others such as you aided me.

    my page; Kem9X.Net
    My site > www.prweb.com

    ResponderExcluir
  9. Li este artigo no SALA e deixei lah um comentario... Concordo em genero, numero e grau. Tenho buscado "ensinar" atraves da brasilidade e nao da gramatica... somos muito mais que uma lingua e acho que eh isso que os pais esperam ver refletidos nos seus filhos...

    ResponderExcluir