Sonia Nieto (Nieto, 2002) observou que, nos Estados
Unidos, os estudantes bilíngues oriundos de minorias geralmente vivem um
conflito ideológico, pois há uma mentalidade predominante de exclusão na
construção de identidades.
Essas crianças e jovens são implicitamente impelidos a
escolher pertencer a uma minoria, ou ser americano: “ou um ou outro”. A
ideologia dessa mentalidade é a assimilação, pois para pertencer à identidade americana,
as crianças e jovens abandonam a cultura, a identidade e a língua de suas
famílias. Muitas vezes, esse processo é gradativo e se inicia com a entrada da
criança na escola.
Por
que crianças e jovens bilíngues oriundos de minorias não podem pertencer a
múltiplas culturas? Por que eles não podem assumir uma identidade híbrida?
Essas questões são levantadas por professores e estudiosos que entendem
identidade e cultura como pertencimentos múltiplos e mutáveis. É fundamental
que professores, coordenadores, comunidade e sociedade compreendam que as
crianças e jovens de famílias minoritárias participam simultaneamente de duas
ou mais culturas.
De forma a combater a ideologia de assimilação, Nieto defende
que uma educação multicultural seja um princípio curricular para todos os
estudantes e não apenas para aqueles oriundos de minorias. Esse princípio
rejeita todas as formas de discriminação nas escolas e na sociedade e está
baseado na afirmaç conceito de multiculturalismo deve permear a
elaboração do currículo em todas as duas fases, desde o estabelecimento de
princípios norteadores até a seleção de conteúdos e métodos. ão da
pluralidade pelos professores, pelos estudantes, pelas comunidades e pela sociedade.
Para representar uma sociedade diversa, o
As escolas comunitárias e os professores de língua de
herança também devem sustentar seus currículos numa educação multicultural. Consequentemente,
é preciso que o professor, o coordenador e o administrador combatam o discurso
da assimilação não impondo os limites de suas próprias identidades, mas
afirmando um pertencimento plural.
Referência:
Nieto,
S. (2002). Language, culture, and
teaching: Critical perspectives for a new century. Mahwah, NJ: Lawrence
Erlbaum Association.
Texto publicado no site da Sociedade de Linguística Aplicada http://sala.org.br/index.php/estante/colunas/portugues-como-lingua-de-heranca/842-multiculturalismo-como-principio-curricular
Parabéns Ivian! Adorei a maneira clara, linguagem acessível e o tema tão interessante. Sucesso ! Deixou um gostinho de quero mais. Obrigada! :)
ResponderExcluir