quinta-feira, 3 de março de 2011

Brincar


Ontem, pela primeira vez montamos um lego para o Heitor… na realidade a tia Ana e o Arthur que dominam no assunto vieram aqui e tivemos a idéia de montar o brinquedo (para o qual não tenho habilidade desenvolvida ainda). O Heitor ficou meio cabreiro no começo, mas depois adorou e ficou um bom tempo brincando na estação de bombeiro.
Fiquei refletindo sobre como é importante oferecer experências diversificadas de brincadeiras, por isso, visitar os amigos é uma opção interessante para expor nossos filhos a outras situações brincantes.
A brincadeira favorece a auto-estima das crianças, auxiliando-as a superar progressivamente suas aquisições de forma criativa. Brincar contribui, assim, para a interiorização do conhecimento do mundo e de  determinados modelos de adulto. É por meio da brincadeira, uma atividade espontânea e imaginativa, que as crianças recriam o que sabem e estabilizam seu mundo interno. (adaptado do Referencial Curricular Nacional para  a Educação Infantil, Brasil, 1998)
Aqui vai um link sobre a importância do brincar na educação infantil brincar ed infantil

2 comentários:

  1. Excelente Ivian. Veja este artigo que saiu a pouco tempo no NY Times. Você vai gostar!

    http://www.nytimes.com/2011/01/06/garden/06play.html

    ResponderExcluir
  2. Nas pesquisas do Coletivo Okara (créditos a Karina Guedes) nós percebemos que os indígenas já adotavam esta prática muito antes de existir a ciência formal. Para eles a função da criança é brincar, pois é desta forma que elas adquirem os valores de respeito à natureza e aos costumes do seu povo, além de desenvolver suas habilidades físicas para as futuras atividades que exercerão na tribo.

    ResponderExcluir