segunda-feira, 21 de março de 2011

Repertório da oralidade


Pessoas queridas vêm contribuindo para o blog. Dalila lembrou-me das concepções e experiências de nosso professor e amigo Claudemir Belintane (Pedagogia USP). Contar histórias e pedir para os pequenos recontá-las ajudando-os a perceberem o sentido de progressão; selecionar músicas do cancioneiro nacional, adivinhas e trava-línguas para memorizar e brincar. Por estarmos distantes do Brasil, compete a nós, pais, transmitirmos esse repertório de músicas, trava-línguas, parlendas e histórias. Reproduzo um trecho de uma entrevista com o Prof. Dr. Claudemir Belintane extraída da internet:
Quais relações propiciadas pela oralidade podem ser úteis mais tarde no domínio da leitura e da escrita?A oralidade é esse conjunto de textos que a tradição vem peneirando ao longo do tempo e tornando cada vez mais bonitos e interessantes. A narrativa tem uma contribuição fundamental, trazendo essa progressão textual, vocabulário, o volume de texto manejado na memória. A narrativa é um grande estruturador da memória, não só na infância como na própria tradição das culturas. Os textos poéticos são o inverso. As brincadeiras todas que as crianças fazem são textos poéticos, como o trava-língua, que é musical, tem o efeito da paronomásia, efeitos de estilo. As parlendas trazem o non sense como trabalho com a beleza do significante, e também destacam a palavra, escandindo-a, isolando fragmentos.
Aqui vai o link para a leitura integral da entrevista que o Prof. Dr. Claudemir deu comentando alfabetização e oralidade: entrevista

Um comentário:

  1. Muito legal o seu blog! Parabens! Esse assunto me interessa muito! Obrigada por compartilhar!

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