terça-feira, 28 de outubro de 2014

O mosaico de uma língua-cultura de herança


Quando penso no ensino do português como língua de herança minhas ideias se povoam de pessoas: nos pais, que se engajam no projeto de criarem filhos bilíngues, por vezes com a incompreensão e a falta de apoio da família, e nas crianças que colhem aqui e acolá peças isoladas de uma língua-cultura para darem sentido ao mosaico de sua identidade de herança. Esse esforço não ocorre simplesmente porque será bom, no futuro, ser bilíngue, esse esforço se dá porque essa língua representa uma ligação afetiva e cultural que se expressa no espaço da família e de uma pequena comunidade, quando há.
Nesse contexto, conheci professores que se dedicam a ajudar essas famílias a construírem esse mosaico de uma língua-cultura-identidade de herança. Alguns desses professores trabalham isoladamente e outros participam de escolas comunitárias pelo mundo. Dedico-me a refletir sobre as escolhas curriculares desses professores de língua de herança (LH).
Entre outros aspectos, proponho a esses professores uma reflexão inicial: quais as expectativas de aprendizado que essas famílias mantém em relação às habilidades de fala, escuta, leitura e escrita para seus filhos? Essas expectativas estão relacionadas a quais contextos de usos sociais?
Por exemplo, se a preocupação das famílias é unicamente manter os laços com os parentes distantes, as habilidades de ler e escrever podem ser direcionadas a contextos informais como bilhetes, cartas e e-mails que utilizam um registro mais próximo da oralidade. No entanto, se houver o desejo de preparar os aprendizes para atuarem como bilíngues profissionalmente no futuro, haverá a necessidade de explorar diferentes registros linguísticos e habilidades, como por exemplo falar em público utilizando um registro formal e escrever textos de acordo com a gramática normativa. Cabe aos professores, às escolas comunitárias e às famílias discutirem e acordarem sobre o caminho para que os aprendizes colham suas peças e construam seu mosaico ao longo de sua vida.

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