quinta-feira, 10 de março de 2011

Provocação


Durante 1 semana preparei uma apresentação sobre o Carnaval para os colegas do Heitor (todos têm 3 anos e estão num contexto multicultural – na sala, ao todo, são 6 línguas faladas). Estava ansiosa quando alguém exclamou: mas eles são apenas crianças de 3 anos!!!
A infância é um conceito historicamente construído e a criança, por muito tempo, não foi vista como um ser em desenvolvimento, com características e necessidades próprias.
No século XIII, atribuía-se à criança sentimentos e pensamentos anteriores à razão. No séc XVI, um marco importante foi a criação da escola como período de preparação para se integrarem ao mundo dos adultos. No entanto, nesse momento as crianças ainda eram consideradas adultos imperfeitos. No Sec XVIII, Rousseau promoveu uma revolução ao afirmar que a criança é um ser com características próprias em suas idéias e interesses. Formulou princípios educacionais que inspiram os pedagogos até hoje por afirmar que a verdadeira finalidade da educação era ensinar a criança a viver e a aprender a exercer a liberdade.
No século XX, muitos pedagogos e psicólogos contribuíram para cada vez mais respeitar-se esse período singular. As crianças não são ❝páginas em branco a serem preenchidas❝, elas sentem e pensam o mundo, num trabalho de significação e ressignificação. Elas têm um jeito próprio de construírem conhecimento utilizando as mais diferentes linguagens e exercendo a capacidade de  terem idéias e hipóteses originais sobre aquilo que procuram desvendar.
Aqui vai uma foto do Heitor, com 1 ano e meio, produzindo conhecimento e desenvolvendo sua sensibilidade artística:

5 comentários:

  1. Adorei esse texto. Muito interessante pensar no papal da criança no desenvolver da história da humanidade.
    bj!
    Marina

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ivian!

    Estou adorando seu blog, parabéns! Sua escrita é muito gostosa de ler! Aproveite muito seus pequenos, lembro com saudades dos meus, essa fase de aquisição dos primeiros conhecimentos e habilidades é muito linda... A atual fase dos meus ( 12 anos) também é muito legal, sao extremamente críticos, é bacana ver os questionamentos, ver as opiniões se formando.... Vc poderia escrever sobre essa fase também !!!! Beijos!
    Silvia( a " parteira")

    ResponderExcluir
  3. Lendo seus textos vejo que vc continua a mesma!!! O bom que nos conhecemos numa época em que "analisávamos" as essências das pessoas!!! e isso jamais se apaga!!! Seu filho é lindo!! e agora fiquei imensamente feliz de poder participar, novamente, de suas reflexões!! SAUDADESSS!!!
    Paulinha (3 P)...

    ResponderExcluir
  4. Ola Ivian, adorei o blog. Estarei verificando as suas dicas. Amanha e quinta farei um trabalhinho com as salas do Lucas e do Christian no KLA. Vamos plantar feijaozinho....Um grande abraco, Talita

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ívian! Quanto tempo, né?

    Gostei muito do seu blog! Saudades das aulas-maratona de sábado.

    Beijos e sucesso!

    Alê!

    ResponderExcluir